Dr. Valdir: “Acredito mais ainda em Deus e em amar muito mais os familiares”

Valdir Peixôto de Sousa é médico, casado com Janilda Freirede Queiroz Sousa e pai de Valdir Peixoto de Sousa Júnior (“in memoriam”) e Victor Peixoto de Queiroz, e é um dos profissionais de medicina que contraíram a Covid-19, a enfrentaram e ficaram curados. Em entrevista ao Portal PN ele relata como foi esse processo. Confira:

Qual a grande lição de vencer a Covid-19? 

De que somos vulneráveis e que temos de obedecer aos critérios estabelecidos pelos colegas que nos acompanham. Também de vencido uma pandemia que não sabemos o desfecho. A lição mais importante é de que devemos procurar estar sempre perto de Deus e em oração para superarmos com mais tranquilidade.

Como médico, qual a sensação de ser cuidado, quando estava sempre a cuidar? 

Uma sensação de que pacientes devem serem bem cuidados e tratados não só como doentes e sim como pessoas e que as informações devem ser dadas com toda a clareza. Existem médicos que agem apenas como profissionais e têm conduta diferente das que nós sabemos que deveriam ter e isso deixa um conflito.

Como se dá as mudanças diante da família uma vez infectado?

Primeiro é quem está com Covid-19 fica isolado e que os familiares deuma maneira geral têm medo do contato, mesmo após 20-30 dias e parece que você continua contagioso.

Quais suas recomendações paraquem não foi contaminado pela Covid-19?

Oriento que continue se realizando a prevenção ao contato com pessoas, objetos e outros, assim como o isolamento quando possível, evitando aglomerações.

O que mudou em sua vida ao vencer a Covid-19?

Acreditar mais em Deus, e também a darmos valor as pessoas importantes na nossa vida e que o valor da vida não tem preço e durante a doença não temos a certeza de que iremos sair vivos devido a grande variação dos quadros clínicos.Por isso acredito mais ainda em Deus e amar muito mais os familiares e melhorar o máximo possível o tratamento com os pacientes que atendo.
 

Deixe um comentário