RN estima vacinar toda população com mais de 18 anos contra Covid até setembro

RN estima vacinar toda população com mais de 18 anos contra Covid até setembro

Segundo governadora Fátima Bezerra (PT), estimativa foi calculada com base na quantidade e frequência com que os lotes de vacina são enviados pelo Ministério da Saúde.

Vacinação Covid-19 Natal-RN. — Foto: Joana Lima
Vacinação Covid-19 Natal-RN. — Foto: Joana Lima

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) anunciou que o estado deverá ter toda sua população maior de 18 anos vacinada contra Covid-19 até setembro de 2021.

Pelas redes sociais, a governadora afirmou que a estimativa foi feita pela coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde e teve como base a frequência da chegada de lotes.

“Essa estimativa foi calculada com base na quantidade e frequência com que os lotes de vacina são enviados pelo Ministério da Saúde”, disse.

Em entrevista ao Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi, a coordenadora de Vigilância em Saúde, Kelly Lima afirmou que foram levadas em consideração as vacinas que vêm chegando ao estado (Oxford, CoronaVac e Pfizer).

Mas ela citou que o estado deverá receber vacinas da Janssen – único imunizante contra Covid com dose única – nesta semana. Além disso, um lote da vacina Sputinik adquirida pelos estados do Nordeste também é aguardado.

“Isso vai dar maior aceleração a esse processo de vacinação. Nós temos essa expectativa que até a próxima semana possamos chegar à faixa dos 40 anos”, afirmou.

Mais de 1 milhão de doses aplicadas

Segundo o sistema RN + Vacina, os municípios potiguares aplicaram 1.264.068 vacinas até o início da manhã desta terça-feira (15). Ao todo, 875.587 pessoas tomaram a primeira dose no estado e 388.481 estão “totalmente vacinadas”, por já terem recebido o reforço da segunda dose.

O Rio Grande do Norte tem uma população estimada em pouco mais de 3,5 milhões de habitantes.

O estado começou a vacinação contra Covid-19 no dia 19 de janeiro. Inicialmente, apenas os grupos prioritários, como idosos, profissionais de saúde e pessoas com comorbidades foram imunizados.

Desde a semana passada, municípios potiguares começaram a abrir a vacinação para o público-geral, ao mesmo tempo em que continuam vacinando grávidas, puérperas e lactantes, trabalhadores da educação e outros grupos.

Fonte: G1 RN.

Deixe um comentário