RN chega a 70% da população adulta vacinada contra a Covid

RN chega a 70% da população adulta vacinada contra a Covid
Vacina contra Covid. — Foto: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação
Vacina contra Covid. — Foto: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação

O Rio Grande do Norte chegou nesta terça-feira (9) à marca de 70% da população adulta, acima dos 18 anos de idade, vacinada contra a Covid. Os dados estão na plataforma RN+ Vacina, que monitora a imunização em todo o estado.

Os 70% são referentes a quem está com o esquema vacinal completo – com as duas doses de CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer ou a dose única da Janssen. Ao todo, são mais de 1,8 milhão de potiguares nesta situação.

Com apenas uma das doses, ou seja, com a vacinação parcial, esse número aumenta para 89% da população – mais de 2,3 milhões de pessoas.

As autoridades reforçam, no entanto, que é necessário, para que a proteção seja eficaz, que as pessoas tomem as duas doses das vacinas que exigem duas. Atualmente mais de 230 mil potiguares estão com essa segunda dose atrasada.

De acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o Rio Grande do Norte conta com cerca de 2.657.700 pessoas acima de 18 anos.

Em relação à população geral que pode ser vacinada, os acima de 12 anos, que representam cerca de 3,1 milhões de pessoas, são 59% das pessoas vacinadas com as duas doses.

Até o momento, foram 4,6 milhões de doses aplicadas e registradas no RN+ Vacina. Nesta semana, o estado recebeu mais 113.490 doses de Pfizer.

Parte do novo carregamento de vacinas chegou nesta terça-feira (9). — Foto: Divulgação/Sesap
Parte do novo carregamento de vacinas chegou nesta terça-feira (9). — Foto: Divulgação/Sesap

O carregamento é destinado inteiramente para a dose de reforço. Segundo o RN+ Vacina, receberam a terceira dose no estado 188.472 pessoas.

Uso de máscaras

Recentemente, o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN informou que iria recomendar à Sesap a flexibilização no uso de máscaras em locais abertos exatamente quando o estado chegasse à 70% da população adulta vacinada com as duas doses.

Apesar da recomendação, a Sesap emitiu um comunicado em que se disse contra essa medida neste momento, considerando que é cedo pensar nessa flexibilização.

No último dia 29, o governo alertou sobre o aumento do número de casos e solicitou que a população conclua a imunização contra a Covid-19.

Situação da pandemia

O avanço da vacinação é tido pelas autoridades como o principal fator para o recuo nos índices da pandemia no estado. A partir de julho, o RN passou a ter uma queda contínua no número de internações e mortes.

Em 2 outubro, o estado chegou a ter 21,5% de ocupação do leitos críticos, a menor taxa já registrada desde o início da pandemia.

Com 60 óbitos, o mês de outubro também foi o com menos mortes registradas por Covid desde abril de 2020, apesar de ter registrado um aumento de casos na comparação com setembro, o que aconteceu de forma conjunta com a chegada e o espalhamento da variante delta no estado.

No início deste mês de novembro, o estado voltou a ultrapassar pela primeira vez em três meses 50% da taxa de ocupação dos leitos críticos de Covid.

Fonte: G1 RN.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: