Boletim da Fiocruz aponta sinal de forte crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Boletim da Fiocruz aponta sinal de forte crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave
Acompanhamento dos casos de SRAG pela Fiocruz. — Foto: Reprodução Fiocruz/via G1
Acompanhamento dos casos de SRAG pela Fiocruz. — Foto: Reprodução Fiocruz/via G1

O Boletim Infogripe da Fiocruz, divulgado na terça-feira (25), aponta um sinal forte de crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil.

“Percebe-se que a tendência se mantém desde a Semana Epidemiológica (SE) 48, que remete ao início de dezembro de 2021”, informou a entidade em seu boletim.

Segundo a Fiocruz, o crescimento de SRAG é observado em todas as faixas etárias da população adulta. Neste ano, já foram notificados 22.465 casos de SRAG, de acordo com a entidade.

“Dentre os casos positivos do ano corrente, 15,1% são Influenza A, 0,1% Influenza B, 3,1% vírus sincicial respiratório (VSR), e 73,3% Sars-CoV-2 (Covid-19)”, ressalta o boletim.

Aumento em 25 das 27 unidades federativas

A publicação aponta que 25 dos 27 estados apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo até a semana epidemiológica 3 (período de 15 a 22 de janeiro de 2022). Apenas Roraima e Espírito Santo não apresentam tendência de crescimento no longo prazo.

“Embora Rondônia (RO) apresente sinal de estabilidade na tendência de longo prazo, a tendência das últimas três semanas é de crescimento. Apenas o Espírito Santo (ES) não apresenta sinal de crescimento em nenhuma das duas tendências analisadas, estando com sinal de queda na análise de longo prazo, e estabilidade no curto prazo”, destacou o boletim.

Em relação às capitais, 23 das 27 apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo. Apenas Porto Velho (RO) e Vitória (ES), São Paulo (SP) e Salvador (BA) estão fora dessa lista.

No entanto, o boletim faz um alerta para a situação de Porto Velho e Vitória. As duas capitais estão com sinal de crescimento no curto prazo.

Fonte: G1.

Deixe um comentário