Setembro Amarelo: Complexo de saúde professor Severino Lopes inicia ações de prevenção ao suicídio

Setembro Amarelo: Complexo de saúde professor Severino Lopes inicia ações de prevenção ao suicídio

O Complexo de Saúde Professor Severino Lopes (CSPSL) deu início nesta quinta-feira (01), a mais uma campanha Setembro Amarelo, que visa a prevenção ao suicídio. Com o tema “A vida é a melhor escolha”, a ação em parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), vai realizar uma extensa programação voltada para a prevenção do suicídio, um grave problema de saúde pública.

De acordo com o diretor técnico da instituição, médico psiquiatra, dr. Jair Farias, a campanha é de extrema importância, pois ajuda também a esclarecer a população sobre os transtornos mentais.

“O Setembro Amarelo representa uma boa forma de se comunicar com a população para conscientizar a respeito das doenças mentais, considerando que elas acabam levando ao pensamento suicida. Daí a importância de alertar para o diagnóstico e a busca por ajuda especializada”, destacou.

Conforme os dados da cartilha “Informando para prevenir”, publicada pela ABP, 96,8% dos casos de suicídio registrados estão associados com histórico de doenças mentais, que podem ser tratadas. Por isso, a informação correta direcionada à população é muito importante para orientar e prevenir o suicídio.

Durante o Setembro Amarelo no Complexo de Saúde Professor Severino Lopes,  serão disponibilizados stands, com serviços de saúde gratuitos à população. Estes, serão executados por profissionais de diversas especialidades, como por exemplo, psiquiatra, psicologia, enfermagem, terapia ocupacional, nutrição e educação física.

A programação se estenderá por todo o mês, tendo como data principal, o 10 de setembro – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Os atendimentos ocorrerão das 7h às 12h, no acesso principal da instituição, localizada na avenida Romualdo Galvão, 588, no Barro Vermelho, em Natal. Atividades de autocuidado e de prevenção a saúde mental serão ofertadas. Na ocasião, também serão apresentados os projetos de musicoterapia e hortoterapia desenvolvidos na unidade.

Origem do Setembro Amarelo

A campanha Setembro Amarelo começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994. Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Por conta disso, ficou conhecido como “Mustang Mike”. Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte.

No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles tinha a mensagem “Se você precisar, peça ajuda.”. A iniciativa despertou para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio. E assim o laço amarelo foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio.

Programação

Para garantir ainda a promoção de diversas ações de conscientização sobre o tema, a iniciativa prevê ainda eventos online, mesas-redondas, iluminação da fachada do hospital com a cor amarela, seminário no Teatro Riachuelo, campanha nas redes sociais com vídeos, lives e podcasts.

Confira a programação completa:

06/09: Entrevista na Rádio Cidade com Dr. Jair Farias, médico psiquiatra e Diretor Técnico do CSPSL.

08/09: Podcast com a temática “4ª onda da pandemia – Os impactos na Saúde Mental”.

10/09: Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio – Exposição de estandes com atendimento ao público realizados pela equipe multidisciplinar na entrada principal do CSPSL.

12/09: Mesa Redonda com a temática “A importância da atuação interdisciplinar no tratamento em Saúde Mental”.

13/09: Entrevista na Rádio Cidade com Nayran Cardoso, Gerente de Serviços de Saúde do CSPSL.

14/09: Live Interdisciplinar com transmissão nas redes sociais do CSPSL.

19/09: Mesa Redonda com a temática “A importância da atuação interdisciplinar no tratamento em Saúde Mental”.

20/09: Entrevista na Rádio Cidade com Sydennya Lima, Psicóloga do CSPSL.

22/09: Live Interdisciplinar com transmissão nas redes sociais do CSPSL.

25/09: Caminhada Mente em Movimento, com concentração no CSPSL às 7h. Caminhada até o Parque das Dunas com oferta de atividades multidisciplinares e programação voltada à saúde mental e autocuidado. Também haverá serviços gratuitos de saúde e orientação voltadas à qualidade de vida.

26/09: Podcast com a temática “Adolescência & Saúde Mental”.

27/09: Entrevista na Rádio Cidade com Dr. Edson Gutemberg, médico psiquiatra e Diretor Médico do CSPSL.

28/09: Live Interdisciplinar com transmissão nas redes sociais do CSPSL.

Fonte: Potiguar Notícias, por Marclene Oliveira.

*Imagem em destaque: jcomp/Freepik

Deixe um comentário