A dois dias do fim de campanha contra pólio, RN imuniza 44% do público-alvo

A dois dias do fim de campanha contra pólio, RN imuniza 44% do público-alvo
Vacina contra a pólio e o sarampo. — Foto: Cesar Brustolin/SMCS/via G1 RN
Vacina contra a pólio e o sarampo. — Foto: Cesar Brustolin/SMCS/via G1 RN

A dois dias do fim da campanha contra a poliomielite, que se encerra na sexta-feira (30), o Rio Grande do Norte vacinou 44% do público-alvo contra a doença, um número considerado baixo pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Os dados constam no RN+ Vacina, que monitora a imunização em tempo real, e foram consultados na tarde desta quarta-feira (28).

Ao todo, segundo o RN+ Vacina, o estado vacinou 83.403 crianças – o público-alvo é de 185.751 crianças.

Com isso, segundo a Sesap, apenas 12 dos 167 municípios potiguares atingiram a meta de cobertura indicada, que é 95%.

Os três municípios com melhor percentual de vacinação são Severiano Melo (165,41%), José da Penha (106,71%) e Monte das Gameleiras (105,93%).

Já os que estão mais distantes da meta são Nova Cruz (22,88%), Natal (22,53%) e Maxaranguape (22,18%).

Na capital potiguar, inclusive, equipes de saúde passaram a visitar bairros em uma busca ativa por crianças que ainda não se vacinaram contra a pólio, estratégia adotada também em Mossoró.

Entre as regiões de saúde, a de Pau dos Ferros atingiu o melhor percentual de cobertura vacinal, enquanto a região Metropolitana se encontra com a cobertura mais baixa.

Apelo

Sem chegar à metade da meta de vacinação, a Sesap fez um apelo aos pais e responsáveis que levem as crianças com idade de 1 a menores de 5 anos para serem imunizadas contra a poliomielite, ressaltando que as crianças menores de 1 ano deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal para o esquema primário.

Além disso, a campanha busca aumentar as coberturas vacinais de crianças e adolescentes menores de 15 anos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

Estratégias

Com o objetivo de avançar no percentual de vacinação contra a poliomielite no RN, a Sesap se reuniu com representantes das gestões municipais, responsáveis por executar a vacinação em cada cidade.

Entre as medidas discutidas estão: o funcionamento dos postos em horários estendidos, ampliação dos locais de vacinação, levando para pontos estratégicos como escolas e creches, busca ativa de faltosos por meio das equipes da Estratégia Saúde da Família e agentes comunitários de saúde, parcerias com setores como escolas, igrejas, assistência social e sindicatos, vacinação nas comunidades rurais, comunidades tradicionais quilombolas, indígenas e ciganas e imunização da população em situação de rua, refugiados, migrantes, pessoas privadas de liberdade.

Fonte: G1 RN.

Deixe um comentário