Número de médicos e faculdades de medicina explodem no Brasil

Número de médicos e faculdades de medicina explodem no Brasil

Com 513 mil médicos e 390 Faculdades, o Brasil deve atingir em 2023 550 mil profissionais, com previsão em 2035 de alcançarmos um milhão de médicos no mercado. Das 42 mil vagas nos cursos médicos, 32 mil são em Faculdades privadas, o que movimenta 20,8 bilhões na economia, mostrando a força desses grupos formadores.

Hoje são 2,6 médicos para mil habitantes, o que é semelhante à média de EUA, Canadá ou Japão. Cada paciente faz em média 3 consultas por ano no Brasil, enquanto nos Países desenvolvidos faz cerca de seis. Isso representa para cada médico brasileiro 1.200 consultas por ano, enquanto na OCDE esse número por médico é de 2.200 consultas.

São cerca de 40 mil Residentes, médicos em especialização, e esse ano foram abertas para o primeiro ano 24 mil vagas. 21% dos médicos trabalham apenas no serviço público, enquanto 50% atuam no público e privado.

Cerca de 30% atuam apenas no privado. A média de ganhos mensais dos médicos, colhida do Imposto de Renda dos médicos teve ligeira queda nos últimos anos, passando de uma média de 34 mil ao mês para 30 mil. Em 2022 pela primeira vez o número de médicas supera o de médicos, elas são hoje 50,2% dos profissionais em atividade.

Há também um aumento na diversidade dos profissionais, em razão das cotas aplicadas para as vagas. Permanece a concentração dos médicos em áreas mais ricas do país, capitais ou cidades de grande porte. As razões são mercado e condições de trabalho, remuneração e infraestrutura dessas regiões.

*Imagem em destaque: 8photo/Freepik

Deixe um comentário