Novas diretrizes sobre consumo de gordura e carboidratos

Novas diretrizes sobre consumo de gordura e carboidratos

A Organização Mundial de Saúde (OMS) atualizou suas diretrizes sobre a ingestão total de gordura, ácidos graxos saturados, trans e carboidratos, baseando-se nas evidências científicas mais recentes. Essas diretrizes são essenciais para orientar os profissionais de saúde em seus esforços para combater o ganho de peso não saudável e as doenças não transmissíveis relacionadas à dieta, como diabete tipo 2, doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer.

Para a OMS, tanto a quantidade quanto a qualidade da gordura dietética são importantes para a saúde. A organização reafirma que os adultos devem limitar a ingestão total de gordura a 30% da ingestão total de energia ou menos. Para todas as pessoas a partir de 2 anos, a gordura consumida deve ser, principalmente, de ácidos graxos insaturados, com no máximo 10% da ingestão total de energia proveniente de ácidos graxos saturados e não mais que 1% da ingestão total de energia de ácidos graxos trans, tanto de fontes industriais quanto de ruminantes.

É recomendado substituir os ácidos graxos saturados e trans na dieta por outros nutrientes, como ácidos graxos poliinsaturados, ácidos graxos monoinsaturados de fontes vegetais, ou carboidratos provenientes de alimentos que contêm fibras dietéticas naturalmente ocorrentes, como grãos integrais, legumes, frutas e leguminosas.

Com as novas diretrizes sobre a ingestão de carboidratos, a OMS reforça a importância da qualidade dos carboidratos para a boa saúde. A nova recomendação é que a ingestão de carboidratos para todas as pessoas a partir dos 2 anos venha, principalmente, de grãos integrais, vegetais, frutas e leguminosas. A OMS recomenda que os adultos consumam pelo menos 400 gramas de vegetais e frutas e 25 gramas de fibras dietéticas naturais por dia.

Para crianças e adolescentes, as novas recomendações de consumo de vegetais e frutas são:

  • 2–5 anos, pelo menos 250 g por dia

  • 6–9 anos, pelo menos 350 g por dia

  • 10 anos ou mais, pelo menos 400 g por dia

E as recomendações para a ingestão de fibras dietéticas naturais são:

  • 2–5 anos, pelo menos 15 g por dia

  • 6–9 anos, pelo menos 21 g por dia

  • 10 anos ou mais, pelo menos 25 g por dia

Essas novas diretrizes, juntamente com as diretrizes já existentes da OMS sobre açúcares livres, adoçantes não açucarados e sódio, assim como as diretrizes futuras sobre ácidos graxos polinsaturados e substitutos do sal com baixo teor de sódio, reforçam o conceito de dietas saudáveis.

A atualização das diretrizes da OMS para a ingestão de gorduras e carboidratos reflete as últimas evidências científicas. Estas são essenciais para orientar a elaboração de dietas equilibradas, potencializando a prevenção de doenças crônicas relacionadas à alimentação.

Fonte: Academia Médica.

*Imagem em destaque: Freepik.

Deixe um comentário