15/08 – Dia da Gestante

15/08 – Dia da Gestante

Uma encantadora etapa da vida que carece de cuidados especiais, merece um dia também especial para ser comemorada e lembrada.

Foto: jcomp/Freepik
Foto: jcomp/Freepik

Muito mais do que apenas celebrar a data, o Dia da Gestante é uma ótima oportunidade para chamar atenção para os cuidados da saúde, necessidades e bem-estar das mulheres que estão grávidas, bem como para o desenvolvimento dos bebês que no ventre delas estão.

dia 15 de agosto, então, é a data que trata deste momento único e especial para as mulheres. Trata-se de uma condição e etapa da vida que é marcada por significativas mudanças na vida das mulheres, seja na questão do corpo físico, do emocional, da vida profissional, social e familiar.

Importância de cuidados durante a gestação

Por ser uma fase repleta de novas descobertas e encantos, mas também de inúmeros desafios, os zelos devem ser constantes. Por essa razão, é preciso cautela e atenção com os mais variados fatores envolvidos, que podem, ainda, variar de mulher para mulher.

E para aproveitar cada momento desta incrível jornada até a chegada do novo membro da família, alguns cuidados são essenciais para manter o corpo e a mente saudáveis, tais como manter uma alimentação saudável e balanceada, garantir uma boa hidratação e praticar atividades físicas regulares, por exemplo.

A não utilização de nenhum medicamento sem prescrição médica, álcool e outras drogas vai além da questão da saúde e garante a segurança e bem-estar. Sendo assim, vale ressaltar que qualquer tipo de excesso, seja de qualquer tipo, deve ser evitado durante a gestação.

Acompanhamento profissional para a maior segurança da gestante e do bebê

Exames de rotina e outros especiais, acompanhamento médico e vacinação em dia, por exemplo, são pontos essenciais em qualquer momento da nossa vida, mas quando se fala em gestantes, a importância ganha uma proporção muito maior. Por isso é muito importante que você inicie o pré-natal o mais breve possível.

Isso quer dizer que é preciso manter todos os exames da mãe e do bebê em dia, ingerir corretamente as vitaminas necessárias, controlar o peso, tratar os possíveis inchaços, monitorar a pressão arterial e, se necessário, consultas a algum profissional de saúde mental para cuidar do psicológico em relação ao momento de mudanças, entre outras questões envolvidas.

Fonte: FetalMed.net.

Deixe um comentário