08 de março chegando e, em Natal, ocorrerão campanhas de conscientização acerca do câncer de colo de útero

Você, mulher, faz exames regularmente para prevenir o câncer de colo de útero?

Oito de março é reconhecido como o Dia Internacional da Mulher. Diante disso, a saúde e a promoção ao cuidado delas são destaque durante o mês. Março também marca o início das ações de combate ao câncer de colo de útero, tema da campanha Março Lilás, e a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) trabalha, durante todo o período, ações de conscientização e prevenção contra a doença em suas unidades de saúde.

Serão oferecidos diversos serviços voltados para a saúde das natalenses, como a realização de exames preventivos (Papanicolau), vacinações diversas inclusive contra o HPV (uma das principais causas da doença), testagens rápidas para sífilis, hepatites e HIV, além de palestras e serviços de saúde, tudo isso com a intenção de reduzir o quantitativo desse tipo de câncer no município.

A abertura da campanha acontece em unidades de saúde dos cinco Distritos Sanitários da cidade, que abrirão suas portas para receber as moradoras incentivando que elas procurem os serviços e realizem o exame. Na terça-feira (03/03), a abertura no Distrito Sanitário Norte II, acontece na unidade de saúde de Pedra do Sino. Já na quarta-feira (04/03), no distrito Sul é a vez da unidade Rosângela Lima dar início às ações da campanha. O distrito Leste oferece na quinta-feira (05/03) os serviços para as moradoras que comparecerem a unidade de saúde de Aparecida.

Finalizando a semana, na sexta-feira (06/03), a unidade Vista Verde, localizada no distrito  Norte I, e a unidade Bairro Nordeste, no distrito Oeste, estarão prontas para receber as moradoras e iniciarem o ciclo de cuidados com a saúde delas. As programações acontecem a partir das 8h30.

Fonte: AgoraRN.

Deixe um comentário