08 de março chegando e, em Natal, ocorrerão campanhas de conscientização acerca do câncer de colo de útero

08 de março chegando e, em Natal, ocorrerão campanhas de conscientização acerca do câncer de colo de útero
Você, mulher, faz exames regularmente para prevenir o câncer de colo de útero?

Oito de março é reconhecido como o Dia Internacional da Mulher. Diante disso, a saúde e a promoção ao cuidado delas são destaque durante o mês. Março também marca o início das ações de combate ao câncer de colo de útero, tema da campanha Março Lilás, e a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) trabalha, durante todo o período, ações de conscientização e prevenção contra a doença em suas unidades de saúde.

Serão oferecidos diversos serviços voltados para a saúde das natalenses, como a realização de exames preventivos (Papanicolau), vacinações diversas inclusive contra o HPV (uma das principais causas da doença), testagens rápidas para sífilis, hepatites e HIV, além de palestras e serviços de saúde, tudo isso com a intenção de reduzir o quantitativo desse tipo de câncer no município.

A abertura da campanha acontece em unidades de saúde dos cinco Distritos Sanitários da cidade, que abrirão suas portas para receber as moradoras incentivando que elas procurem os serviços e realizem o exame. Na terça-feira (03/03), a abertura no Distrito Sanitário Norte II, acontece na unidade de saúde de Pedra do Sino. Já na quarta-feira (04/03), no distrito Sul é a vez da unidade Rosângela Lima dar início às ações da campanha. O distrito Leste oferece na quinta-feira (05/03) os serviços para as moradoras que comparecerem a unidade de saúde de Aparecida.

Finalizando a semana, na sexta-feira (06/03), a unidade Vista Verde, localizada no distrito  Norte I, e a unidade Bairro Nordeste, no distrito Oeste, estarão prontas para receber as moradoras e iniciarem o ciclo de cuidados com a saúde delas. As programações acontecem a partir das 8h30.

Fonte: AgoraRN.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: