Esquema com três doses da AstraZeneca é eficaz contra a Ômicron, aponta estudo laboratorial de Oxford

Um esquema de três doses da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca é eficaz contra a variante Ômicron do coronavírus, que se espalha rapidamente, disse a farmacêutica nesta quinta-feira (23), citando dados de um estudo de laboratório da Universidade de Oxford.

Os resultados do estudo, que ainda serão revisados por pares e publicados em um jornal médico, correspondem aos das concorrentes PFizer-BioNTech e Moderna, que também descobriram que uma terceira dose de seus imunizantes funciona contra a Ômicron.

O estudo sobre a vacina da AstraZeneca, Vaxzevria, mostrou que após três doses do imunizante os níveis de neutralização contra a Ômicron foram amplamente semelhantes aos registrados contra a variante Delta do vírus após duas doses.

A empresa disse que os pesquisadores da Universidade de Oxford que realizaram o estudo são independentes daqueles que trabalharam no desenvolvimento da vacina com a AstraZeneca.

Os níveis de anticorpos contra a Ômicron após a dose de reforço foram maiores do que os anticorpos em pessoas que foram infectadas e se recuperaram naturalmente da Covid-19, acrescentou a farmacêutica.

Embora os dados iniciais sejam positivos para a empresa, a AstraZeneca disse na terça-feira que está trabalhando em parceria com a Universidade de Oxford para produzir uma vacina sob medida para a Ômicron, assim como outras fabricantes de vacinas.

Fonte: Reuters via G1.

Deixe um comentário