Laboratórios particulares em Natal registram aumento em testes de Covid e chegam a realizar até 400% a mais de exames em janeiro

Laboratórios particulares em Natal registram aumento em testes de Covid e chegam a realizar até 400% a mais de exames em janeiro
Teste de Covid. — Foto: Alejandro Pagni / AFP via G1
Teste de Covid. — Foto: Alejandro Pagni / AFP via G1

Laboratórios e clínicas de Natal registraram um aumento na busca por testes de Covid nestes primeiros dias de 2022.

Em um dos laboratórios da capital potiguar, houve um aumento de 400% na quantidade de testes feitos nesse início de janeiro na comparação com dezembro de 2021.

Já uma operadora de plano de saúde precisou reabrir um centro de referências em doenças respiratórias, que estava fechado desde abril, devido à alta demanda de casos de Covid e gripe (influenza). No mesmo local, funciona um drive de testes para Covid.

Aumento de testes e casos na empresa

De acordo com o DNA Center, um dos mais movimentados laboratórios particulares da cidade, o aumento de 400% nos testes realizados em janeiro causou “uma disparada na quantidade de testes a serem processados diariamente”.

A empresa informou que também está sofrendo com o aumento de casos de Covid e o surto de gripe que atinge o Rio Grande do Norte atualmente. Em nota, disse que “também enfrenta o crescente número de funcionários afastados com diagnóstico de síndromes gripais”, o que dificulta o atendimento.

Por esse motivo, a empresa reduziu o horário de atendimento nos nos drive-thru da Afonso Pena e do Seaway Shopping na quinta (13) e sexta-feira (14). Os dois encerrarão os serviços uma hora mais cedo, às 16h, nesses dias.

“A redução faz-se necessária para a adoção de procedimentos internos diante do aumento exponencial da procura por exames RT-PCR para o diagnóstico da Covid durante o mês de janeiro”, pontuou a empresa.

Reabertura de centro particular

Já a Unimed decidiu reabrir o centro de referências em doenças respiratórias que funciona na rua Gastão Mariz, em Cidade Verde, após o aumento da demanda de casos de Covid e gripe. Lá também há testes para Covid.

De acordo com a rede, somente no primeiro dia de atendimento deste retorno foram realizados mais de 150 consultas. O centro vai funcionar todos os dias da semana, das 7h às 19h.

Rede pública

A abertura dos dois Centros de Síndrome Gripais da prefeitura de Natal aconteceram devido à alta demanda nas Unidades Básicas de Saúde (UPAs).

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), desde dezembro, quando o primeiro centro foi aberto (o segundo foi em janeiro), mais de 4,5 mil pessoas foram atendidas nos locais.

Em Mossoró, segunda principal cidade do Rio Grande do Norte, as UPAs também estão registrando superlotação por conta dos casos de síndrome gripal.

Fonte: G1 RN.

Deixe um comentário