Natal decide não antecipar vacinação contra gripe e sarampo em crianças

Natal decide não antecipar vacinação contra gripe e sarampo em crianças
Vacina contra o sarampo. — Foto: Nielcem Fernandes/via G1 RN
Vacina contra o sarampo. — Foto: Nielcem Fernandes/via G1 RN

Natal não antecipou a campanha de imunização de crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos contra o sarampo e a gripe, conforme a orientação da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte.

A antecipação foi sugerida e anunciada pelo estado na última segunda-feira (11), após reunião entre a secretaria estadual e secretarias municipais. A justificativa foi a baixa procura do público-alvo formado por idosos e profissionais de saúde e o risco de perda de doses por causa da validade do lote.

No entanto, Secretaria Municipal de Saúde disse que ainda não tinha acesso aos dados sobre a quantidade de de vacinas aplicadas, que também não tinha recebido doses destinadas para o público infantil e, por isso, seguiria o calendário do Ministério da Saúde.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Lima, demonstrou preocupação com a decisão da capital, principalmente pelos prejuízos quanto à divulgação da campanha. “A população fica na dúvida se vai conseguir atendimento ao procurar uma unidade de saúde ou não”, disse.

De acordo com ela, Natal não participou da reunião entre estado e municípios que decidiu pela antecipação da vacinação, apesar de contar com “cadeira cativa” na mesa. O lote de vacinas recebido pelo estado vale até 30 de abril.

“Com a baixa adesão da campanha pelo público de idosos e profissionais de saúde, nós preferimos antecipar para não perder nenhum imunizante e avançar na imunização das crianças”, explicou.

Pelo calendário inicial da campanha, as crianças só começariam a receber as vacinas no início de maio.

Parnamirim antecipa vacinação

Parnamirim, na região metropolitana de Natal, foi um dos municípios que já aderiu à antecipação.

As crianças com mais de seis meses de vida e menos de cinco anos de idade podem tomar as vacinas contra influenza e sarampo, das 8h às 14h, em dois postos montados pela prefeitura:

  • faculdade Uninassau, no bairro Cohabinal;
  • supermercado Nordestão da avenida Maria Lacerda, em Nova Parnamirim.

Procura segue baixa em Natal

A procura segue baixa nos pontos de vacinação da capital. Em um dos locais, vacinadores passam parte do expediente à espera da chegada de pessoas para tomar os imunizantes. Por enquanto, são vacinados na capital apenas os idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde.

A dona de casa Sonia Senna foi uma das pessoas que procurou atendimento para tomar doses contra a Covid-19 e contra Influenza, nesta terça (12). “Me prevenir de todo jeito, duplamente, para não deixar que nenhuma das duas doenças me abata”, disse.

Fonte: G1 RN.

Deixe um comentário