Com novas doses da CoronaVac, Natal volta a aplicar a D2 em crianças de 3 e 4 anos

Com novas doses da CoronaVac, Natal volta a aplicar a D2 em crianças de 3 e 4 anos
Dose CoronaVac Natal Rio Grande do Norte RN Parnamirim. — Foto: Ana Amaral/Prefeitura de Parnamirim/via G1 RN
Dose CoronaVac Natal Rio Grande do Norte RN Parnamirim. — Foto: Ana Amaral/Prefeitura de Parnamirim/via G1 RN

Natal voltou a contar com doses de CoronaVac e convocou, a partir do sábado (24), as crianças de 3 e 4 anos que já tomaram a primeira dose da vacina para completarem o ciclo de imunização. Para isso, é necessário que a primeira dose tenha sido tomada há pelo menos 28 dias.

A CoronaVac, única utilizada na vacinação de crianças de 3 a 4 anos no país até o momento, havia acabado em todos os postos de saúde de Natal nesta semana, prejudicando principalmente crianças que já haviam tomado a primeira dose e não conseguiam tomar a segunda.

De acordo a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), um novo estoque do imunizante para vacinar esse público foi possível “através de uma articulação com municípios parceiros foram conseguidas doses que serão disponibilizadas”.

As crianças podem tomar a D2 nos pontos extras neste sábado ou também a partir de segunda-feira (26) nas unidades básicas de saúde.

A quantidade de vacinas da CoronaVac em estoque, segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), não garantia a imunização de todo o público de 3 e 4 anos de idade, após a aprovação da Anvisa. Por isso, a pasta informou que havia recomendado aos municípios guardarem a segunda dose para garantir o ciclo vacinal daquelas crianças que tomaram a D1, já que não havia previsão inicial do envio de novo lote pelo Ministério da Saúde.

A Sesap informou que solicitou ao Ministério da Saúde recentemente cerca de 80 mil doses e que a carga chegará até o fim deste mês de setembro.

Até o momento não é permitido a intercambiabilidade de vacinas para o público menor de 12 anos.

Fonte: G1 RN.

Deixe um comentário