Em Natal (RN), Ministro Queiroga lança Programa de Atualização da Caderneta Vacinal

Em Natal (RN), Ministro Queiroga lança Programa de Atualização da Caderneta Vacinal

Ministro da Saúde convocou pais e responsáveis a levarem seus filhos para atualizar a caderneta de vacinação.

Com o objetivo de manter em dia as vacinas da infância, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, lançou, na última quinta-feira (15), o Programa de Atualização da Caderneta Vacinal. A agenda aconteceu na cidade de Natal (RN), onde ele reforçou a necessidade de não deixar doenças erradicadas, como a poliomielite, voltarem ao dia a dia da população brasileira.

“As crianças devem tomar as doses da vacinação contra a poliomielite e os adultos precisam atualizar a imunização contra Covid-19”, declarou o ministro. Segundo Queiroga, a prioridade, no momento, é atingir 95% de cobertura vacinal contra a pólio na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade. O ministro da Saúde convocou pais e responsáveis a levarem seus filhos para atualizar a caderneta de vacinação.

Toda a população com menos de 5 anos precisa ser vacinada para evitar a reintrodução do vírus que causa a paralisia infantil. As crianças menores de 1 ano deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal para o esquema primário. As crianças de 1 a 4 anos deverão tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. O secretário de Saúde da capital potiguar, George Antunes, reforçou o pedido do ministro, visto que, no estado, 66% do público-alvo foi vacinado. O superintendente do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte, Júnior Rêgo, também acompanhou a agenda.

Reforço no SAMU

Durante a cerimônia também houve uma entrega simbólica de sete ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). As viaturas são do tipo D, Ambulância de Suporte Avançado, veículo destinado ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e de transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados médicos intensivos.

Condecoração

O ministro da Saúde participou, ainda, de uma solenidade na sede da Prefeitura de Natal, para a entrega de medalhas a pesquisadores que contribuem com o desenvolvimento de ações de prevenção de doenças infecciosas, entre eles, os responsáveis pela vacina de Oxford para o combate à Covid-19.

Marcelo Queiroga representou o Ministro das Relações Exteriores, Carlos França, para a condecoração da Ordem do Rio Branco à professora Dame Sarah Gilbert e ao professor Sir Andrew Pollard, ambos da Universidade de Oxford.

Fonte: Ministério da Saúde.

*Imagem em destaque: Freepik

Deixe um comentário