Projeto potiguar Pediatria Itinerante concorre a prêmio internacional

Projeto potiguar Pediatria Itinerante concorre a prêmio internacional
Criado com o intuito de levar os serviços da pediatria a pessoas que têm dificuldades de acessar a rede básica de saúde, o projeto potiguar Pediatria Itinerante está concorrendo a um prêmio internacional. Idealizado e coordenado pelo médico pediatra Francisco Américo Micussi, o projeto foi indicado ao 2º Prêmio Euro Inovação em Saúde, da EuroFarma. Em cinco anos de atividades, o Pediatria Itinerante já atendeu mais de 5 mil crianças e tem sido uma porta de entrada e incentivo para que novos médicos se interessem e se especializem na pediatria.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil/via Tribuna do Norte
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil/via Tribuna do Norte
O projeto atua promovendo atendimentos para as crianças do Estado. O objetivo principal é levar atendimentos médicos pediátricos gratuitos às regiões do estado do RN carentes desse serviço em sua rede de saúde.  De acordo com o médico Francisco Micussi, os profissionais que atuam são voluntários com o intuito de promover a assistência médica de forma humanizada e qualitativa para as crianças. “É importante demais uma mãe chegar pra gente e dizer: “meu filho nunca foi atendido dessa maneira”. Isso é impagável, não tem preço”, explica. 
 
O projeto foi criado em 2018 e ao longo de cinco anos de atividade já promoveu 40 edições e mais de 5.000 atendimentos em pelo menos 28 municípios potiguares. O projeto contou com a participação de pelo menos 100 médicos potiguares e também tem sido uma janela de inserção do aluno universitário no atendimento pediátrico. 
 
“A parte mais prazerosa do projeto e que faz com que não desistamos é observar o brilho nos olhos das crianças e dos estudantes durante os atendimentos. . O importante também é darmos uma contribuição na formação de estudantes que hoje fazem pediatria”, acrescenta o médico. De acordo com Francisco Micussi, a ideia do projeto surgiu após a preocupação do pediatra ao observar a falta de interesse dos novos médicos na especialidade da pediatria.
 
A primeira edição ocorreu em julho de 2018 na cidade de São Miguel do Gostoso,após uma conversa de Micussi com o prefeito da cidade. Atualmente, o projeto funciona em parceria com os municípios, que fornecem transporte, alimentação, espaço para os atendimentos, insumos básicos e alojamento. 
 
Visando estimular, reconhecer e apoiar a comunidade médica, a Eurofarma anunciou o lançamento da 2ª Edição do Prêmio Euro – Inovação na Saúde. A premiação busca enaltecer soluções de alto impacto, inovadoras, escaláveis e sustentáveis. O projeto Pediatria Itinerante está concorrendo na categoria “Inovação Social e Sustentabilidade em Saúde” com outros dois projetos, sendo um da Amazônia vinculado a cirurgias no meio da floresta amazônica e outro do Uruguai. 
 
Fonte: Tribuna do Norte.

Deixe um comentário