Pais conseguem internação para bebê que ficou 20 dias em incubadora improvisada

Luna Vitória ficará internada na Maternidade Escola Januário Cicco
Foto: Cedida

A pequena Luna Vitória conseguiu, depois de 20 dias internada em uma incubadora improvisada, a vaga que precisava na UTI Neonatal da Maternidade Escola Januário Cicco. A criança estava desde que nasceu alojada na sala do setor de recuperação da unidade, uma situação que teve fim nessa segunda-feira (3).

A mãe de Luna Vitória, Renata Lima, explicou que a espera agora será por uma vaga no Hospital Infantil Varela Santiago. A bebê precisa passar por uma cirurgia devido a uma má formação no reto. As necessidades fisiológicas acabam sendo feitas pelo mesmo canal. Além disso, a pequeuna nasceu com a coluna atrofiada e os braços e pernas curtos.

O caso de Luna Vitória foi citado pela gerente de atenção à saúde da Januário Cicco, Maria Daguia de Medeiros Garcia, em entrevista à TV Tropical nessa segunda. Ela explicou que, dentro do acordo feito com a Secretaria Estadual de Saúde, um dos pontos foi a transferência da menina para o Varela Santiago a fim de viabilizar a cirurgia. “Uma ressonância magnética foi solicitada e nós a realizamos. O resultado saiu ainda na sexta-feira (31) e nós já encaminhamos para os médicos e para a Central de Regulação poder providenciar a cirurgia”.

O sofrimento da família tem sido intenso. Como contou Renata Lima, ela e o esposo – Charles Lima, são de Goianinha, distante cerca de 60 km de Natal. Com a situação da filha, eles têm enfrentado dificuldades para se deslocar, diariamente, para a capital. Na Justiça, a família já tinha conseguido o direito de que a pequena fosse internada em uma UTI da rede privada com os custos pagos pelo Estado, mas a decisão nunca foi cumprida.

Fonte: Portal da Tropical

Deixe um comentário